O movimento das liquidações de verão pode contribuir para um crescimento até 10% nas vendas do comércio varejista de shoppings fluminense, prevê a Associação das Empresas Lojistas em Shopping Centers do Estado do Rio de Janeiro (Aloserj). Além disso, esse incremento deve ajudar a consolidar o aumento de 6% registrado pelo comércio no Natal de 2009, afirmou hoje (8) o presidente da entidade, Claudio Gordilho.
“A liquidação que está tendo agora está se tornando uma tradição. Todos os anos têm sido feita. E, realmente, a coisa está fluindo bem”, disse Gordilho.
A expectativa da Aloserj é que as promoções ajudem a aumentar até 10% as vendas do comércio varejista de shoppings no estado. Gordilho assinalou, entretanto, que a base de comparação é deprimida, uma vez que no ano passado esse período foi fraco, porque o país estava sob o impacto da crise internacional.
Segundo ele, as liquidações, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, procuram “estimular a venda e até queimar estoque antigo que porventura venha a ter”. Os lojistas de shopping centers do estado do Rio, acrescentou, já vêm se programando para esse tipo de liquidações. “Isso já está se tornando uma estratégia de venda”.
O presidente da Aloserj descartou a possibilidade do aumento de consumo ter algum efeito sobre a inflação. “Não vejo relação alguma com a inflação. Acredito que é pode dar uma alavancada no emprego, porque a indústria está fazendo investimentos por sentir que o comércio está reagindo.”