A gigante suíça da alimentação Nestlé anunciou nesta terça-feira a compra por US$ 3,7 bilhões das atividades do setor de pizzas congeladas da americana Kraft Foods nos Estados Unidos e Canadá.
A Nestlé ocupava uma posição de segundo escalão no setor de pizzas congeladas nos Estados Unidos, mas com a operação o grupo aumenta sua presença no mercado, o mais importante do mundo, com aproximadamente US$ 37 bilhões de vendas anuais.
Em 2009, a Kraft Foods teve um volume de negócios de US$ 2,1 bilhões no setor, segundo a Nestlé. “A atividade de pizza congelada fortalece de maneira importante o segmento dos congelados da Nestlé na América do Norte”, afirmou o diretor geral da empresa líder mundial do setor de alimentos, Paul Bulcke.
Esta atividade deve gerar um lucro operacional de US$ 279 milhões e sinergias de 7% das vendas no prazo de cinco anos, segundo o grupo suíço, que também espera, com a aquisição, um aumento do lucro por ação a partir do primeiro ano.
O negócio de pizza da Kraft inclui marcas como a DiGiorno, Tombstone, California Pizza Kitchen, Jack’s e Delissio. A Nestlé também anunciou que não pretende integrar uma oferta pública de compra da britânica Cadbury.
A Kraft Foods fez um oferta pública de compra da Cadbury de 10 bilhões de libras (quase US$ 16 bilhões) – 300 pence em dinheiro por cada ação da Cadbury e 0,2589 de ação da Kraft, ou seja, 740 pence por ação da empresa britânica.
A Nestlé recebeu US$ 28,1 bilhões ao vender na segunda-feira para a também suíça Novartis os 52% que ainda tinha na Alcon, número um mundial dos produtos oftalmológicos.