A Secretaria da Cultura de Dracena está mostrando disposição para fomentar a arte em todas as suas vertentes, principalmente, valorizando os artistas locais. Uma das ideias iniciais foi o Recital de Poesias, programado para março, voltado à literatura e outra começou a ser formulada, desta vez, contemplando as artes plásticas.
Ontem de manhã, na sede da secretaria, estiveram reunidos vários artistas plásticos para tratar sobre o desenvolvimento de projetos direcionados a área. O secretário de Cultura, Ricardo Camuci explicou que a proposta da secretaria é resgatar todas as ramificações da cultura, seja teatro, música ou arte, para divulgar o trabalho dos artistas à população da cidade e também região.
“A secretaria está de portas abertas para recebê-los e ser parceira, apoiando e desenvolvendo projetos em conjunto. Também buscando recursos e levando ao conhecimento do Estado as ações realizadas aqui no município”, disse o secretário.
Ricardo apresentou aos artistas a ideia de organizar uma exposição de artes, provavelmente em maio, num evento rico em detalhes, com a comercialização das obras. “Este será o primeiro passo, oferecendo a oportunidade dos artistas exporem seus trabalhos em conjunto e mostrá-los à comunidade”, destaca.
Os artistas se mostraram bastante interessados na proposta, já que há muito tempo ficaram esquecidos. Alguns dos problemas citados por eles foram a falta de apoio da secretaria aos artistas locais, à continuidade de projetos como, por exemplo, o Arte na Praça e a falta de incentivo e oportunidades para área.
Durante a reunião, também sugeriram a criação de um site único para os artistas, reunindo as obras de cada um, para que pessoas de outras cidades possam conhecê-las.
A Secretaria de Cultura está fazendo ainda o cadastramento de artistas de diversos segmentos, para manter contato e trabalhar em conjunto. Ricardo afirmou que esteve em reunião com Paulo Brasil, coordenador da Oficina Cultural Timochenco Wehbi (Presidente Prudente), quando protocolou quatro projetos para oficinas em Dracena.
Os projetos são para oficina de teatro, com Ilton Guedes; oficina ‘Garimpando artistas’, com Farid Júnior; oficina de artes plásticas, com Gladston Clemente e oficina de formação de público, com a Orquestra de Violeiros. Ricardo disse que os próprios artistas podem elaborar projetos para realização de oficinas no município, mais uma oportunidade para incentivar as ações culturais na cidade.
CIRCUITO CULTURAL PAULISTA – O secretário Ricardo Camuci informou que viajaria ontem para São Paulo, onde se reuniria com o coordenador de projetos da Secretaria de Estado da Cultura, André Sturm, para tratar sobre o Circuito Cultural Paulista e outros projetos. Ele disse que as apresentações gratuitas voltarão a ocorrer em Dracena a partir de maio ou junho.