Três cidades da região estão em situação de emergência em função das chuvas: Caiuá, Inúbia Paulista e Presidente Venceslau, que foi incluída no relatório da Defesa Civil apenas no último sábado (9), mas já está em tal situação desde 22 de dezembro, segundo a prefeitura.
Com o decreto no último fim de semana na cidade de São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo, chega a 21 o número de municípios em situação de emergência em todo o Estado de São Paulo, de acordo com balanço da Defesa Civil estadual desta segunda-feira (11).
Conforme a Defesa Civil, estão em situação de emergência as cidades de Atibaia, Bofete, Caieiras, Caiuá, Capivari, Chavantes, Franco da Rocha, Getulina, Guararema, Inúbia Paulista, Lourdes, Manduri, Mirassol, Osasco, Oscar Bressane, Pardinho, Presidente Venceslau, São Lourenço da Serra, Santo André, Santo Antônio do Pinhal e Sumaré.
Além disso, as cidades de Cunha e São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, estão em estado de calamidade pública. As duas foram as mais afetadas pela chuva do dia 1º de janeiro – em Cunha, centenas de pontes foram danificadas e bairros rurais ficaram isolados. Em São Luiz do Paraitinga, o centro histórico foi destruído e milhares de pessoas ficaram desabrigadas.
Ainda de acordo com o balanço da Defesa Civil, desde o início da Operação Verão, no dia 1º de dezembro, 43 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas devido aos temporais que assolaram o Estado de São Paulo. Uma pessoa continua desaparecida.