As vendas reais nos supermercados cresceram 8,56% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo divulgou há pouco a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a dezembro, principal mês de vendas do setor, o faturamento dos supermercados, sem ajuste sazonal caiu 21,74%. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo a Abras, a alta nas vendas dos supermercados em janeiro foi considerada “expressiva, mostrando que a tendência de crescimento apresentada em 2009 continua ativa”. A entidade acrescentou que o desempenho dos supermercados está sendo puxado pelo crescimento da geração de empregos e da massa salarial, o que deve se refletir ao longo de todo o ano de 2010. “Ainda existe no Brasil uma demanda reprimida muito grande pelo consumo de produtos alimentares”, diz a Abras em comunicado.

O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, medido pela Abras e pela GfK, como alimentos, limpeza e beleza, apresentou alta de 0,89% em janeiro na comparação com dezembro de 2009, para R$ 261,51. Em relação a janeiro de 2009, a cesta da Abras teve queda de 0,12%.

Os produtos da cesta que registraram as maiores altas em janeiro sobre dezembro foram batata (21,35%) açúcar (4,62%) e leite longa vida (2,73%), enquanto as maiores quedas foram tomate (-14,36%). cebola (-10,07%) e óleo de soja (-3,54%).