Adamantina recebe neste sábado (20) a visita do secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em cerimônia de assinatura da autorização para início das obras de reforma e ampliação da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Eudécio Luiz Vicente. A ordem de serviço será assinada às 11h, na própria Etec, com a presença do prefeito José Francisco Figueiredo Micheloni e de outras lideranças locais.

A publicação da abertura do processo de licitação no Diário Oficial Estado (DOE) do dia 28 de outubro de 2009 aprovava um investimento no valor de R$ 4,1 milhões. Com a realização da licitação, o valor do investimento ficou em aproximadamente R$ 3 milhões, tendo em vista melhores preços conseguidos no mercado.

A Etec possui atualmente uma área construída de 2.042 metros quadrados e, com a execução das obras de ampliação e reforma, praticamente dobrará seu espaço, compreendendo uma área de aproximadamente 4.902 metros quadrados.

Os novos investimentos preveem a construção de nove salas de aula e quatro laboratórios específicos em mecânica, sendo um para elétrica, um para metalografia, um para metrologia e um para ensaios mecânicos. Também será construído um laboratório de ciências para o ensino médio, banheiros, quadra esportiva coberta, dois vestiários, refeitório com cozinha e cantina.

A área de oficina mecânica será ampliada para atendimento das atividades de solda, forno industrial, corte e dobra de chapas e almoxarifado. Também serão melhorados o laboratório de açúcar e álcool e de microbiologia, que deverá acomodar novos equipamentos de grande ruído e calor.

O auditório que hoje possui uma capacidade para aproximadamente 240 pessoas deverá abrigar 400 pessoas após a finalização das obras. Ainda deverão ser construídos um almoxarifado independente e uma cozinha de serviços.

Além das obras de reforma e ampliação, também serão adquiridos maquinários e equipamentos para o curso técnico em mecânica, que inclusive já estão sendo entregues na instituição.

A Etec

A Escola Técnica Estadual (Etec) “Professor Eudécio Luiz Vicente” soma mais de 750 alunos matriculados. No vestibulinho para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 240 vagas: 120 para o ensino médio e 120 distribuídas em três cursos técnicos: açúcar e álcool, contabilidade e informática. A Etec mantém ainda os cursos de administração, enfermagem e informática para internet. A escola existe desde 1946. Em 1994, foi integrada ao Centro Paula Souza e recebeu seu nome atual.

O município de Adamantina conta com mais uma Escola Técnica do Centro Paula Souza, a Etec “Eng. Herval Bellusci”, conhecida também como Escola Agrícola, localizada no Bairro Boa Vista, onde quase metade de seus alunos estuda em regime de internato. No último vestibulinho, a escola ofereceu 35 vagas para o ensino médio e 140 vagas, distribuídas em quatro cursos técnicos: agronegócio, agropecuária, agropecuária integrada ao ensino médio e o novo curso semipresencial de secretariado e assessoria.