O Programa Atleta do Futuro (PAF), iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi), chegou a Alfredo Marcondes. A expectativa é que até o final de 2010 mais de 300 garotos e garotas sejam beneficiados. Um evento realizado no ginásio municipal de esportes da cidade, às 20h dessa terça-feira (9), marcará o lançamento do projeto, que tem como padrinho o ex-velocista André Domingos, que levará o fogo olímpico em momento alto do evento.
Diferentemente das escolinhas esportivas, o PAF dá oportunidade de as crianças experimentarem várias atividades. Somente depois de vivenciar todas elas, o atleta mirim foca numa modalidade específica. A ideia principal é fazer com que as crianças e adolescentes escolham o esporte preferido de acordo com suas habilidades.
O Programa é dividido em fases. A primeira é psicomotora. Crianças de 6 a 8 anos participam das diversas atividades esportivas de maneira lúdica. Na segunda fase, a pré-desportiva, alunos de 9 e 10 anos aprendem, a cada mês, uma atividade diferente, como futebol, handebol, vôlei, basquete e judô. A partir dos 11 anos o aluno pode escolher um esporte para dedicação exclusiva.
Dentro de cada atividade esportiva, os professores são instruídos a trabalhar temas como ética, superação, saúde e autoestima, repassados por meio dos valores do esporte. São princípios que ultrapassam as linhas esportivas para ser utilizados na vida.
O Programa Atleta do Futuro de Alfredo Marcondes é apoiado pela empresa Funada.