A Microsoft e a Yahoo! anunciaram que seu acordo no segmento de busca foi aprovado, sem restrições, pelo Departamento de Justiça dos EUA e pela Comissão Europeia e que vão agora voltar sua atenção para o início do processo de implementação do negócio.
A implementação do negócio deve ter início nos próximos dias e vai envolver a transição das plataformas de busca pagas e algorítmicas da Yahoo! para a Microsoft, com a Yahoo! tornando-se a força de vendas de relacionamento exclusiva dos anunciantes premium em mecanismos de busca das duas empresas. Segundo as empresas, quando a transição for concluída, o mercado de busca unificado das empresas vai oferecer mais inovação para os consumidores, maior volume e eficiências para os anunciantes e melhores oportunidades de monetização para os editores da Internet, por meio de uma plataforma com um conjunto maior de consultas de busca.
A aliança no segmento de busca significa que a Yahoo! pode se concentrar mais na experiência em busca, disse a diretora executiva da Yahoo!, Carol Bartz. O diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer, concorda com a avaliação de Bartz. Apesar de estarmos apenas no início desse processo, alcançamos um marco estimulante, disse Ballmer.
De acordo com os termos do acordo, que foi anunciado no final de julho de 2009, a Microsoft vai fornecer à Yahoo! as mesmas listagens de resultados de busca disponível através do Bing, e a Yahoo! vai inovar essas listagens integrando conteúdo Yahoo! rico, listagens aprimoradas com informação convenientemente organizada sobre tópicos essenciais e ferramentas para oferecer uma experiência sob medida para os usuários do site Yahoo!
A Yahoo! vai se concentrar na oferta de uma experiência de busca inovadora e empolgante, que permita às pessoas encontrar e conhecer melhor as coisas, pessoas e sites que mais importam para elas. Apesar de a Microsoft fornecer a plataforma subjacente, as duas empresas continuarão a criar experiências diferentes, evolutivas e instigantes, concorrendo por público, engajamento e cliques.
Cronograma da transição
As empresas estabeleceram a meta de completar a transição nos Estados Unidos até o final de 2010. As empresas esperam também avançar significativamente na transição de anunciantes e editores dos EUA antes das festas de fim de ano de 2010, mas podem esperar até 2011, se entenderem que a transição será mais eficaz depois daquele período. Todos os clientes e parceiros globais devem ter feito a transição até o início de 2012.