Mesmo com o estoque suficiente para atender à demanda, o Banco de Sangue de Dracena funciona em estado de alerta neste Carnaval. É que nesta época do ano, a probabilidade de acidentes é maior e o estoque pode ser reduzido.

A previsão foi feita pelo médico Sylvio Adir Miguel, diretor do Banco de Sangue, na sexta-feira à tarde ao Jornal Regional. Segundo ele, durante o carnaval, o aumento no consumo de bebidas e também no movimento das estradas são fatores propícios para a ocorrência de acidentes, como já aconteceu nos anos anteriores, aumentando o uso do estoque de sangue.

“O interessante é que na época em que o estoque é mais usado, é que precisamos estar prevenidos, mas ocorre a falta de doadores visto que muita gente viaja”, destaca Sylvio. “O estoque está guarnecido, mas depende do número de acidentes. Se ocorrer um único acidente de grandes proporções, o estoque de sangue que seria usado em um mês vai ser todo consumido”, alertou o médico.

Sylvio Adir entende que a melhor maneira de se evitar a falta de sangue é a doação, mesmo que o estoque de reserva esteja abastecido no período carnavalesco. De acordo com o diretor, em Dracena, os tipos de sangue que o banco mais usa são o O positivo e negativo, considerados universais já que podem ser usados na falta de qualquer outro tipo.

O médico Sylvio Adir Miguel ressaltou ainda que o Banco de Sangue local precisa manter um estoque básico de 300 doações ao mês.

DOE SANGUE – O Banco de Sangue funciona ao lado da capela da Santa Casa das 7 às 11 horas. Podem doar sangue as pessoas com mais de 18 anos e máximo de 60, peso acima de 50 quilos, com boa saúde e que não estejam usando medicamentos. É importante apresentar documento de identidade e estar bem alimentado, de preferência com um café da manhã bem reforçado, para a doação.