A Microsoft lançou a esperadíssima atualização de seu software para celulares nesta segunda-feira, com o objetivo de renovar o péssimo desempenho da maior fabricante de softwares do mundo no setor móvel.

A empresa, que tenta recuperar a fatia do mercado que perdeu para o iPhone, da Apple, e o BlackBerry, da Research in Motion, afirmou que o Windows Phone 7 vai cuidar de todos os aspectos da vida de executivos, incluindo redes sociais, jogos e música.

A Microsoft ficou com apenas 8,8% do mercado de sistemas operacionais móveis global no ano passado, segundo o grupo de estudos de tecnologia Canalys, ante os 13,9% registrados pela empresa no ano anterior.

O software fica bem atrás do líder de mercado, Symbian, que opera em celulares da Nokia, além dos smartphones BlackBerry e iPhone. Também há o perigo de que seja superado pelo novo Android, do Google, que já conta com uma fatia de 4,7% do mercado.

Os principais clientes da Microsoft continuam sendo corporativos, enquanto suas concorrentes ampliaram seu público-alvo para consumidores mais jovens ao reduzirem seus preços. A Microsoft também é a única das principais fabricantes de softwares para celulares que cobra uma taxa de licenciamento das fabricantes de aparelhos.