O 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) inicia nessa sexta-feira (12) a operação “Direção Segura” em Presidente Prudente e região. O objetivo, segundo o tenente-coronel Geraldo Fernandes Néspoli Berardinelli, comandante do batalhão, é intensificar a fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas nos dias do carnaval para coibir possíveis acidentes.

“Vamos intensificar a fiscalização agora no carnaval. Por isso, iniciaremos com antecedência este trabalho para evitar vítimas da bebida alcoólica na direção. Queremos zelar pela vida”, afirma Berardinelli, ressaltando que a operação será comandada por oficiais capacitados para este tipo de serviço.

A operação foi anunciada na manhã desta quinta-feira (11), em reunião com todos os comandantes, oficiais e sargentos dos 21 municípios que integram a área de abrangência do 18º batalhão, para debater o Plano de Policiamento Inteligente (PPI) da região.

O grupo de policiais trabalhará nos locais onde o fluxo de pessoas será maior. Presidente Prudente é o foco da operação, segundo o tenente-coronel, mas outras cidades da região também receberão a fiscalização.

“Em Prudente vamos atuar junto aos bailes e principalmente no Parque do Povo, onde será realizado o desfile de rua. Outros lugares também serão fiscalizados, mas são pontos estratégicos. Caso haja necessidade de enviar esta equipe para outras cidades da região, vamos fazer um rodízio para assegurar toda a abrangência do 18º batalhão”, explica ele.

Segundo o membro do setor de planejamento da PM, capitão Flávio de Oliveira Martinez, a fiscalização será feita por meio de abordagem e uso do bafômetro. “A princípio, nós analisamos o suspeito. Depois de perceber as características da embriagues ele [suspeito] é convidado para fazer o uso do bafômetro”, comenta.

Desfile de rua

O desfile de rua do carnaval prudentino será realizado no domingo (14) e na terça-feira (16), a partir das 21h, na Avenida 14 de Setembro, que compreende as avenidas Brasil e Coronel José Soares Marcondes, no Parque do Povo.

O capitão Carlos Olivetti, oficial responsável pela 5º Companhia da Polícia Militar, que abrange esta região da cidade, diz que para os dias do desfile algumas vias e ruas serão interditadas para garantir a segurança.

“O tráfego nas avenidas não será prejudicado. Vamos interditar as ruas que dão acesso à Avenida 14 de Setembro, como por exemplo o prolongamento da Rua Dr. José Foz, entre outras, e os pontos que ligam as avenidas Brasil e Manoel Goulart. No entanto, a interdição será das 21h à 0h”, informa Olivetti.