O delegado de polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo e Interior (Deinter-8), de Presidente Prudente, Roberto Fernandes, foi nomeado Presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) por ato do governador.

O novo cargo não prejudicará sua atuação no Deinter-8, em que é responsável por 54 municípios das quatro Delegacias Seccionais de Polícia da área territorial.

O Cetran é um órgão colegiado, normativo, consultivo e coordenador do sistema nacional de trânsito, no Estado, vinculado à Secretaria de Segurança Pública. A sede fica na capital e quinze membros o integram. O presidente, os quatorze conselheiros e seus respectivos suplentes são escolhidos pelo governador. Tem mandato de dois anos e é admitida a recondução.

São atribuições do Cetran: cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de transito, elaborar normas no âmbito de sua competência; responder a consultas relativas à aplicação da legislação; estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito; julgar recursos em 2ª instância interpostos contra decisões das JARIs – Juntas Administrativas de Recursos de Infrações, dos órgãos e entidades executivos estaduais; dirimir conflitos sobre circunscrição e competência no âmbito dos municípios; acompanhar o funcionamento dos órgãos de trânsito e rodoviários municipais; propor medidas para o aperfeiçoamento da legislação de transito; acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores, registro e licenciamento de veículos, entre outras atividades, reportando-se ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).