Durante entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (4), o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, ‘Tupã’, confirmou a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à região no próximo dia 11. Lula entregará algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“O presidente visita o Pontal do Paranapanema. Logo depois, retorna a Prudente para o recebimento das obras do PAC. Na mesma ocasião fará uma reunião com os prefeitos da região, e irá assinar um convênio da Caixa Econômica Federal (CEF) com a cidade de Araçatuba, relativo ao Projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’. Sobre esse projeto nós não vamos assinar. Era para nossa cidade ser a primeira a ser agraciada, porém, ‘forças estranhas’ de pessoas que não sei se querem ganhar dinheiro às custas da prefeitura ou às custas de empresas acabaram por impugnar nossa licitação. Agora nosso projeto vai demorar mais um pouco”, reclama.
O prefeito, no entanto, valorizou a visita. “O importante é que o presidente vem à nossa cidade e recebe as obras do PAC. Ele e seus ministros vão poder constatar que o dinheiro para essas obras foi bem aplicado”, defende.
Segundo o prefeito, outros projetos do PAC serão apresentados ao presidente em sua visita. “Nós já temos em andamento um outro projeto do PAC em Brasília. O local ainda será definido, mas é provável que seja na entrada do Jardim Monte Alto próximo à empresa Aoki. Foi entregue um cronograma pré-estabelecido e com um custo menor do que o previsto. Nós reaproveitamos alguns valores das obras do PAC para beneficiar outros bairros, no caso específico do Lar Santa Filomena que está apenas esperando a burocracia da CEF, bem como dois bolsões de áreas de lazer, um deles no Jardim Monte Alto”, complementa.
Ainda não foi confirmado quem acompanhará o presidente em sua visita à cidade e ao Pontal. Segundo o prefeito, a ministra-chefe da Casa-Civil, Dilma Roussef, deverá confirmar presença.
“Eu ainda não tenho essa informação, mas acredito que a ministra deverá comparecer, assim como o ministro da integração, Alexandre Padilha e o ministro das Cidades, Márcio Fortes. Nós temos uma oportunidade imensa, pois há muito tempo um presidente da República não vem à nossa região. Então nós podemos mostrar que Prudente é uma cidade que vale a pena a liberação de recursos.”, diz.
A entrega das obras consiste em 12,2 quilômetros de fundos de vale em trechos diferentes da cidade. Uma obra que demandou R$ 60 milhões de investimentos.
O cronograma e os locais por onde a comitiva do presidente deve passar ainda será definida até o fim da semana. O prefeito convocou uma reunião com seus secretários para estudar o que compete à prefeitura na montagem da estrutura para a visita.