O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou há pouco que a perspectiva para a indústria automobilística em 2010 é excelente e aponta para um desempenho em 2010 melhor do que o de 2009, quando as vendas do setor cresceram 11,35% em relação a 2008. Mantega, que participa de evento promovido pela Anfavea em São Paulo, destacou que em fevereiro a indústria automobilística já atingiu seu melhor fevereiro da história, com 221 mil unidades vendidas, contrariando a sazonalidade do período. Ele disse que, para março, já há a previsão de vendas recordes de 310 mil unidades.

As empresas têm se preparado para investir e a indústria automobilística tem sido um dos polos de dinâmica da economia, afirmou Mantega. O ministro ressaltou que o setor automotivo dará grande contribuição para o crescimento do PIB em 2010, que deve superar 5%. O ministro ressaltou que o setor automotivo foi um exemplo de sucesso no combate à crise no Brasil e também no mundo. “A indústria teve um comportamento exemplar, soube superar a crise com eficácia”, afirmou.

Segundo o ministro, a ação do setor privado em conjunto com a ação do poder público derrotou a maior crise do capitalismo. “Quando o Lehman Brothers quebrou as vendas despencaram no mundo, mas o governo brasileiro tomou medidas rápidas e adotou uma estratégia para reverter o quadro de desconfiança e desânimo”, afirmou Mantega, citando as ações de recomposição do crédito e redução dos tributos. “O desempenho do setor (automobilístico) foi extraordinário para um ano de crise. Consolidamos o posto de 5º maior mercado de veículos do mundo e agora queremos passar para o 4º lugar”, disse. Segundo Mantega, a indústria automobilística tem um papel importante para a geração de empregos, o que deverá continuar acontecendo daqui para a frente.

Mantega lembrou que ainda está em vigor um restinho de estímulo fiscal, que termina neste mês, e também o instrumento de crédito a juros mais baixos oferecido pelo BNDES para caminhões e máquinas agrícolas.

Mantega ressaltou que a economia opera com plena confiança, o que vai facilitar o ingresso de investimentos externos. “O que nos espera em 2010 é um desempenho excelente da indústria automobilística”, afirmou.