A Instituição Novo Amanhecer (INA) em parceria com os empresários de Dracena e o Ministério do Trabalho e Emprego iniciou há um ano trabalho para a formação de jovens aprendizes. Por meio do Programa de Qualificação de Aprendizagem (PQA) oferecido pela INA, adolescentes receberam qualificação para o trabalho e além das aulas teóricas na instituição, tiveram a oportunidade de colocar tudo em prática nas empresas.

A experiência trouxe resultados tão positivos que muitos dos participantes do PQA deixaram de ser aprendizes e passaram a compor definitivamente a equipe das empresas. Na sexta-feira à noite, na sede da INA, foi realizada a solenidade de formatura desta primeira turma do PQA que contou com 62 jovens, dos quais 29 já estão contratados pelas empresas.

Estiveram presentes os pais, alunos, autoridades, empresários parceiros e funcionários da INA. A mesa principal foi formada por Guanaíra Bragatto, presidente da instituição; Darcy Rejani, secretária de Assistência Social que representou o prefeito Célio Rejani; Leila Maracci, representante do Ministério do Trabalho; Ana Carolina Bertolini, representando o deputado estadual Reinaldo Alguz; Juliano Bertolini, presidente da Câmara; Durval Roque Troyano, representante dos empresários que integram o PQA; Mírian Rodrigues de Melo, da Drads; Carlos Alberto Pereira, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o paraninfo da turma Alberto Soares.

Guanaíra destacou os 32 anos de atividades da INA com os jovens e os bons resultados alcançados com mais este programa. Agradeceu especialmente aos empresários que acolheram os jovens do PQA, dando a eles a oportunidade de mudarem de vida e demonstrou a satisfação de poder continuar as atividades. As demais autoridades parabenizaram os alunos, empresários e a instituição.

Em seguida, o paraninfo da turma Alberto Soares entregou os diplomas aos aprendizes e o formando Maurício Ramos Neves fez os agradecimentos em nome de todos. Os empresários também receberam o certificado de Responsabilidade Social, assim como os colaboradores da INA. O evento contou ainda com apresentação do cantor Farid Júnior.

PQA – Os alunos da primeira turma que não foram contratados pelas empresas possuem os currículos disponíveis na Instituição Novo Amanhecer, que continua o trabalho de encaminhamento destes jovens para o mercado de trabalho. Qualificados pelo programa, estes jovens já têm experiência e podem ser indicados para as empresas que procuram a instituição. A segunda turma do programa terá iniciada as atividades no dia 1º de abril.