A Secretaria de Saúde de Adamantina, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou o primeiro caso de leishmaniose em humano de 2010.

O novo caso positivo é um homem de 74 anos morador do centro. Segundo o órgão, o paciente recebeu o tratamento com o acompanhamento médico e passa bem.

Leishmaniose
A Leishmaniose é uma doença provocada por parasitas e pode se apresentar em três tipos: visceral (que ataca órgãos internos), cutânea (que ataca a pele) e mucocutânea (que ataca as mucosas e a pele).

Os parasitas são transmitidos através da picada de insetos, que se instalam em um hospedeiro (animal ou homem). Entre os animais hospedeiros estão os cães, ratos, gambás, morcegos e outros.

Nem sempre o sistema imunológico humano reage de forma eficaz contra os parasitas, permitindo assim que a doença se torne mais perigosa, podendo levar à morte.

Uma das maneiras mais eficazes para o combate da leishmoniose é evitar que ter contato com agentes hospedeiros. Para isso é necessário preservar um ambiente limpo e saudável, que afaste insetos e animais indesejados. É imprescindível que se faça limpezas regulares nos quintais e terrenos, para evitar a contaminação.

Casos em 2007, 2008 e 2009
Números da Secretaria de Saúde de Adamantina mostram que em 2007 foram registrados oito casos de leishmaniose em humanos, subindo para dez, em 2008.
Em 2009 foram registrados 8 casos de leishimaniose em humanos.