Alunos da 4ª série da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Profº José Carlos João, de Presidente Prudente, tiveram uma aula diferente na manhã desta quinta-feira (18). Eles trocaram o ambiente fechado da sala de aula pela natureza, e o lápis, a caneta e borracha, pela terra molhada. Isso porquê executaram o plantio simbólico de 44 mudas de árvores de espécies nativas, em área às margens do Córrego do Cedro. A atividade, que integra as comemorações dos 44 anos do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM/I) de Prudente, é uma realização da própria PM em parceria com o Rotary Club Alvorada, Uniesp e Prefeitura, através das secretarias do Meio Ambiente e Educação.

Conforme a técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente Thaís Fernanda Silva, a ação contempla o projeto “Recuperação da Bacia do Córrego do Cedro”, que prevê o reflorestamento de matas ciliares às suas margens. “Através da parceria, estamos executando o plantio com o objetivo de conscientizar principalmente as crianças, que são o futuro de amanhã, quanto à importância da preservação do verde. No nosso caso, para que o córrego continue existindo, é preciso manter e preservar a área que compreende sua mata ciliar”, diz. O córrego mencionado pela técnica ambiental é o único que nasce e deságua dentro de Prudente, e é afluente do ribeirão Santo Anastácio, onde se encontra a estação de abastecimento de água da cidade.

O plantio das espécies ocorreu por volta das 9h30, ao som da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8). Ao todo, 44 crianças sob o comando das professoras Vivian Caroline Tomiasi Salles Batista e Rosemarie Cristovam de Souza, além da vice-diretora da Emef Profº José Carlos João Sônia Evani Ribeiro – que na oportunidade representou a diretora da escola Vera Sônia Rodrigues Santos -, plantaram mudas de espécies nativas como aroeira, pau-d’alho, angico, uva japonesa e flamboiã. Cada uma efetuou o plantio de uma muda com ajuda de autoridades presentes e policiais.

A chefe de Comunicação Social do 18º Batalhão (BPM/I), 1º- tenente Silvia Andréia Mantoani Pinto, informa que para comemorar o 44º aniversário do 18º BPM/I, o comandante geral do local, tenente-coronel PM, Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli, elaborou uma programação que contemplasse todos os segmentos, inclusive o de responsabilidade sócio-ambiental. “Por isso o plantio. Trata-se de um esforço conjunto que resultará não só no futuro fortalecimento do meio ambiente, mas principalmente para uma melhor educação das crianças, que através deste tipo de aprendizado, passarão a valorizar cada vez mais o verde, inclusive disseminando a mensagem de educação ambiental para familiares, parentes e amigos”, reforçou.

O estudante Bruno de Oliveira Martins, 10 anos, participa de plantio simbólico pela segunda vez. Ele conta que gostou de “sujar as mãos” novamente por uma boa causa. “É muito importante à preservação da natureza. Espero que a árvore que estou plantando hoje vá para frente, cresça, produza frutos e sombra”, dizia, na hora do plantio. Com a mesma idade dele, a estudante Isabela Cristina Mariquito Franchini, também gostou da aula de educação ambiental ao ar livre. “É um gesto de caridade que estamos fazendo para preservação da natureza. Uma forma de dar mais vida ao meio ambiente e preencher espaços e clarões que foram destruídos pelo homem”, opinou, em tom de discurso de gente grande.