Uma nova ação de marketing da empresa de telefonia celular Vivo poderá beneficiar o Pontal do Paranapanema. Trata-se de uma campanha a favor da sustentabilidade, usando como ferramenta o Twitter.
Os internautas precisam usar a criatividade para responder a frase: “Com torpedos, a menina salvou sua árvore preferida. E você, o que faria?”. Cada mensagem com a hashtag #oquevcfaria, representará 1 metro quadrado de mudas de árvores nativas da mata atlântica para o reflorestamento. A iniciativa é um desdobramento da nova campanha publicitária da empresa, na qual uma menina evita que uma árvore seja destruída graças à comunicação por torpedo.
A campanha teve no sábado passado (27) e segue até o dia 27 deste mês. O total de mudas será referente à quantidade de hashtags postados.
Segundo a assessora de imprensa da Vivo, responsável pela divulgação da ação, Bárbara Veríssimo, o objetivo da campanha é mobilizar ações sustentáveis por meio da tecnologia. “Queremos mostrar que as pessoas conectadas podem unir forças para mudar algumas realidades”, afirma.
Este trabalho será realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) de São Paulo. Conforme a coordenadora da unidade de negócios sustentáveis do instituto, Andrea Peçanha Travassos, a iniciativa visa envolver e motivar pessoas para a conscientização ambiental.
“Algo inovador, uma vez que utiliza as redes sociais como forma de mobilizar as pessoas e sensibilizá-las para as questões ambientais, criando formas de envolvê-las em ações concretas de conservação”, comenta.
Ela enfatiza que, a princípio, o projeto acolherá Nazaré Paulista, no Estado de São Paulo. No entanto, dependo da quantidade de mudas, o próximo passo será atender o Pontal do Paranapanema. “A ideia é efetuar o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas prioritárias à conservação da biodiversidade onde o IPÊ atua. Precisamos ainda ter uma idéia do número de participantes na campanha para definirmos o número de árvores a serem plantadas”, ressalta.