Nem mesmo o sol forte de domingo de manhã, tirou o ânimo ou reduziu a resistência dos participantes do “1º Desafio Contra o Relógio”, de ciclismo que aconteceu na vicinal do Oásis que liga Dracena a Tupi Paulista.
As provas deste ano organizadas pela Bike Center e com o apoio da Pró Bike, Academia do Bandeira e da Prefeitura tiveram 28 participantes nas categorias Mountain Bike e Speed, no percurso de idade e volta até Tupi Paulista. A única mulher participante que recebeu troféu foi Keller Cristina Ferreira e o ciclista mais idoso, que também recebeu troféu, foi Valdomiro Campos, de 68 anos, ambos de Dracena.
Na categoria Speed, a principal do evento, o grande campeão foi Márcio Crispim de Oliveira, o Crispim, da equipe Pró Bike, que fez os 23 quilômetros da prova em 35 minutos e 59 segundos, batendo o próprio recorde dele no ano passado.
Em segundo lugar nesta categoria chegou Marcelo de Souza (Bike Center), com o tempo de 36 minutos e 8 segundos, na terceira posição ficou Fernando Cavalcanti (Peru), que marcou o tempo de 37minutos e 3 segundos, na quarta colocação Evandro Marinho (37m e 34s) e o quinto lugar foi de Valdinei Rodrigues (38 minutos).
Na categoria Mountain Bike, em primeiro lugar chegou Jorge dos Santos, que mora em Junqueirópolis, e fez o tempo de 40 minutos, 39 segundos e 1 centésimo; Daniel Lopes (Paulicéia) chegou em segundo com pouco mais de 41 minutos e João Antonio (Junqueirópolis) em terceiro, com o tempo de 44 minutos e 46 segundos.
Crispim disse que no ano passado também foi o campeão e com o tempo recorde de média de 37 minutos e meio, contou que o percurso de domingo de ida e volta até Tupi Paulista, num total de 24 quilômetros, foi bem disputado, porém ele acabou chegando na frente do segundo colocado com oito segundos de diferença. Ele disse que o segredo para o ciclista chegar em primeiro lugar é treinar bastante para conseguir uma boa média, além de ter a vontade de ganhar. “Esse ano melhorei e meu tempo médio subiu para 38.4. O calor às vezes atrapalha”, concluiu Crispim.
Marcelo de Souza, um dos organizadores do desafio afirmou que na competição deste ano que foi feita para participantes de Dracena e alguns convidados, houve uma evolução de 100% no número do público participante em relação ao ano passado. Para ele, esse crescimento mostra que o ciclismo dracenense alcançou nível alto. Marcelo agradeceu ao apoio da Bike Center e da Pró Bike (Cornélio), Prefeitura, do Sérgio Bandeira e a presença da reportagem do Jornal Regional pela divulgação do esporte. “No ano passado participaram 16 pessoas e neste ano 28. Tivemos mais apoio e patrocínio, foi um domingo diferente e agradecemos a todos. O nível da competição está alto e quanto mais gente apoiar o ciclismo estará em alta, pois esporte é vida e saúde”, ressaltou Marcelo.
Cada participante que concluiu as provas recebeu medalha, os três melhores de cada categoria receberam troféus.
Márcio Crispim além do troféu de campeão recebeu o Leão de Pelúcia, entregue ao campeão de cada etapa.