A situação da dengue em Adamantina é grave e o município já enfrenta uma epidemia. Esta é a avaliação do chefe do Departamento de Controle de Vetores, Luiz Carlos Putinatti. Até a tarde dessa terça-feira (9), a cidade contabilizava 78 casos da doença, sendo 75 deles autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município, e três importados. A estimativa da prefeitura é que este número seja ainda maior, levando em conta que pessoas com suspeita da doença que passam por consultas particulares não são contabilizadas.

“Estamos intensificando o nosso apelo à população, por meio da mídia, propagandas e palestras de conscientização. O que percebemos é a falta de cuidados. Faz duas semanas que não chove no município e o local onde mais encontramos foco do mosquito da dengue é em vasos de plantas”, afirma Putinatti.

“Sobre os números, esperamos que sejam ainda maiores, devido às consultas e tratamentos que não são realizados pelo SUS [Sistema Único de Saúde] e, portanto, não são contabilizados”, diz Putinatti, enfatizando que o olhar dos moradores da cidade está sendo apenas para pneus, garrafas e caixas d’água, se esquecendo de observar os cuidados do dia-a-dia.

De acordo com ele, o município já esperava uma epidemia para este ano devido ao alto índice de breteau – que mede a quantidade de foco de mosquito Aedes aegypti, proliferador do vírus da dengue -, além da estimativa nacional sobre a doença. “A maioria das cidades da nossa região está em estado de alerta. Isso já era esperado. Estamos trabalhando agora para tentar manter o controle sobre esta situação”, afirma.

Além das campanhas de conscientização, o chefe do departamento de controle de vetores de Adamantina informa que é realizado um bloqueio dos criadouros, em locais de maior intensidade. Ele diz que a medida estaria diminuindo cerca de 90% dos casos de dengue nestes locais, mas ainda é pouco para controlar toda esta realidade.

“Nós estamos aplicando o inseticida para coibir o mosquito. Isto está ajudando o controle do vírus. No entanto, há criadouro em toda cidade, o que dificulta um pouco o trabalho no combate do departamento”, ressalta Putinatti.

Na segunda-feira (8), foram confirmados novos casos positivos nos bairros Jardim Europa, Parque dos Lagos, Jardim dos Poetas, Vila Cicma e Centro, totalizando até o momento 78 casos de dengue, 75 autóctones e três importados.

A exemplo de Presidente Prudente e como medida para cobrar mais atenção da população, a prefeitura municipal de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estuda a criação de uma lei para multar o proprietário do imóvel no qual forem encontrados focos do mosquito da dengue.