Fazer a barba é uma arte. O ritual pode parecer comum entre os homens e a maioria deles tem certeza de que sabe fazê-lo corretamente, mas na prática a realidade pode ser bem outra.

Os entendidos neste assunto, ou seja, profissionais que prestam este serviço há bastante tempo – lembram que é importante acompanhar o sentido do crescimento dos pelos, para não encravá-los.

Da costeleta até a mandíbula, o pelo cresce para baixo. Da mandíbula até o pescoço, o crescimento inverte. Essa região é super importante. É preciso cuidado para não escanhoar (passar a lamina no sentido contrário do pelo). O creme de barbear é imprescindível, pois além de amaciar os pelos, hidratam a pele.

Naqueles casos em que os pelos da barba são esparsos, é recomendado apenas limpar, sem barbear. O efeito é mais natural.

E a risca da barba? Esta é uma dúvida muito comum. Ela deve ser feita na altura da mandíbula ou um centímetro abaixo dela. Use uma máquina de corte para baixar os fios. As máquinas de acabamento não permitem uma definição perfeita. Quem usa barba desenhada, deve retocar dia sim, dia não. Para desenhar, use um aparelho de uma lâmina apenas.