A Vigilância Epidemiológica informa que Dracena registra o 1º caso de dengue tipo 2. No estado de São Paulo já foram identificados três sorotipos do vírus da dengue, DEN 1, DEN 2 e DEN 3.

Em Dracena foram registrados até o momento 93 casos positivos autóctones e 13 positivos importados para o sorotipo 1 e o 1º caso para o sorotipo 2. Portanto, existem dois tipos de vírus circulando em Dracena, merecendo um pouco mais de atenção, pois pessoas que já foram contaminadas pelo tipo 1 podem ser novamente contaminadas, agora pelo tipo 2. A exposição sucessiva da população aos diferentes sorotipos aumenta o risco de apresentações graves da doença.

É muito importante que a pessoa com suspeita de dengue, procure o serviço de saúde o mais rápido possível. A coleta de sangue para a detecção do sorotipo (em casos positivos) tem que ser feita até o 3º dia do início dos sintomas da dengue.

A sociedade precisa se sensibilizar e participar das ações de controle. O único elo nesta cadeia de transmissão é o mosquito. O melhor a fazer é não deixar o mosquito nascer eliminando seus criadouros.