O Programa de Pesquisa Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) – ligado à Secretaria da Saúde – está recrutando voluntários com diagnóstico de câncer de rim para participação em estudos clínicos internacionais que investigam a eficiência de novos medicamentos para tratamento destes tumores.
As novas drogas têm característica de ação em alvo-molecular. Isto significa que agem diretamente sobre as células do tumor, promovendo a sua regressão ou estabilização. “No caso de pacientes com metástases, o uso de medicamentos conhecidos como terapias de alvo molecular e anti-angiogênicas, tem trazido aumento da sobrevida e melhora da qualidade de vida destes pacientes”, afirma o oncologista clínico do Icesp Gilberto de Castro Junior, que está envolvido na Pesquisa Clínica do Instituto.
Os interessados em participar do estudo devem entrar em contato com o Instituto do Câncer pelo telefone (11) 3893-2652.
Histórico
Estudos internacionais indicam que a incidência mundial do câncer de rim aumentou 43% nas últimas três décadas e atualmente equivale a 2% dos carcinomas em adultos. Mais uma vez, a prevenção e detecção precoce são aliadas fundamentais para garantir a cura da doença. Considerando que este tumor se manifesta de forma bastante silenciosa é importante estar atento ao menor sinal de irregularidade, como a presença de sangue na urina. Quando em estádio bastante avançado, o tumor torna-se palpável e há presença de dor abdominal.