O Google anunciou nesta terça-feira (30) um canal no YouTube, chamado “Palpita Brasil”, que será voltado para a Copa do Mundo, trará programas exclusivos e permitirá a interação dos usuários. A empresa também lançou uma série de iniciativas que unirão o próprio site de vídeos, o Orkut, o Google Maps, o AdWords e o Display Ads para criar uma grande plataforma para receber anúncios para a Copa do Mundo. O objetivo é mostrar a evolução da publicidade na web e que a empresa leva em conta a experiência e a interação do usuário.
Para a criação do canal no YouTube, o Google fechou uma parceria com o canal esportivo ESPN e com a Sony Music para a criação do “Palpita Brasil”. A iniciativa une música e futebol para levar aos usuários uma nova forma de interagir e de torcer pelo Brasil na Copa e tem um canal no YouTube, que já está no ar.
“Estamos orgulhosos desse projeto, inédito no mundo, que reforça o Brasil como um dos centros mais inovadores do Google do mundo”, afirma Alex Dias, diretor geral do Google Brasil. “A venda das quatro cotas e o interesse dos usuários neste tipo de iniciativa demonstra também que seguimos na liderança na oferta de oportunidades para as empresas de internet”.
O “Palpita Brasil” traz atrações para os usuários do site de vídeos como programas exclusivos produzido pelo apresentador do canal Luis Hygino exclusivamente para o YouTube. A ESPN e o Google combinarão estas informações na TV e no site, fortalecendo a interação entre os espectadores. Para isso, o “Palpita Brasil” contará com acesso ao Google Maps para mostrar a trajetória de uma repórter do canal que andará de bicileta pela África do Sul.
A interação com os usuários é o foco da iniciativa. Um dos destaues é o hino da torcida, que é realizado com a Sony Music. A empresa disponibilizou a melodia da música “Máscaras”, da cantora Claudia Leitte, para que o usuário crie uma canção que será o “Hino do Torcedor”. Uma comissão julgadora avaliará os vídeos da música feitos pelos participantes e selecionará um vencedor que gravará a canção ao lado da cantora.
A rede social Orkut também fará parte da iniciativa. Haverá um quiz sobre a história da Copa, produzido pelo comentarista da ESPN Paulo Vinícius Coelho. Haverá, também, um bolão virtual e uma ação no jogo Buddy Poke, trazendo camisas e itens para que os usuários possam torcer pela seleção brasileira. Máquinas chamadas de YouTube Machines serão instaladas em diversos pontos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro para que torcedores mandem seus recados que serão publicados diretamente no site de vídeos do Google.
Para os anunciantes, a empresa lançou uma iniciativa para promover o AdWords e o Display. Será publicado um site que ensinará como tirar melhor proveito dos anúncios para alavancar as vendas. Chamado de “Fanáticos por Resultados F. C.”, o espaço trará dicas de como montar uma campanha de AdWords sob medida, ajudando a definir o público-alvo e até sugerindo quais palavras são mais indicadas para investir.
A página explicará como fazer uso combinado de anúncios em busca com display, disponível no Orkut e no YouTube, além de analisar o desempenho individual de cada anúncio com o Google Analytics.