Termina quarta-feira (31), o prazo para as microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional apresentarem a DASN – Declaração Anual do Simples Nacional – Exercício de 2010.

A obrigatoriedade é a declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais (DASN) de 2009 e deve ser entregue à Secretaria da Receita Federal através do portal do Simples Nacional na página da Receita na internet (http://www.receita.fazenda.gov.br).

“Para que sejam evitados problemas relacionados à tecnologia, como lentidão na internet, erros na conexão e dificuldades no preenchimento da Declaração, o ideal é que os empreendedores reservem um tempo no final de semana e se dediquem à declaração. Caso haja dúvidas, a tempo de esclarecê-las com o próprio contador. A multa mínima pela falta de entrega ou entrega fora do prazo é de R$ 200”, explica Glauco Pinheiro da Cruz, diretor do Grupo Candinho Assessoria Contábil e também presidente do Sesconapi Grande ABC.

Também em 31 de março deve ser apresentada pelo contribuinte optante pelo SIMEI – Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional a DASN SIMEI – Declaração Anual para o Microempreendedor Individual – Exercício 2010. O atraso na entrega da DASN SIMEI terá multa mínima de R$ 50.