O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) realiza desde essa segunda-feira (15) a “Operação Chocolate”, com objetivo de fiscalizar produtos específicos para venda na Páscoa. Na regional de Presidente Prudente foram detectados erros em dois ovos de chocolates da Arcor. A operação continua até as 15h desta terça-feira (16).

Vinte marcas nacionais, estaduais, regionais e até locais foram coletadas pelos peritos do Ipem em estabelecimentos de Prudente. Treze delas tiveram coletadas 14 unidades de amostra e as outras sete, 32 unidades de cada, totalizando 406 produtos que estão sendo analisados na operação.

Na tarde de ontem foram analisadas 10 marcas, ou seja, 203 unidades de ovos de páscoa, bombons, trufas, entre outras variedades. Segundo o diretor regional do Ipem em Prudente, Thirso Aparecido Marconi, apenas o ovo de chocolate ao leite crocante de 130 gramas da marca Arcor apresentou problema, com peso inferior em 10,7 gramas, ou seja, um peso real de 119,3 gramas, superando a diferença tolerável de 5,9 gramas, “o que gera prejuízo ao consumidor”.

“Nós analisamos 14 unidades deste tipo da Arcor, todas do mesmo lote. Apenas duas unidades apresentaram essa diferença. Das outras marcas, nenhum erro foi detectado”, afirma Marconi.

De acordo com ele, a multa neste caso pode variar de R$ 100 a R$ 50 mil e fica de responsabilidade da superintendência do Ipem informar e notificar a empresa. “Após a notificação, a Arcor terá até 10 dias para se manifestar ou não. Só então que é gerada a multa. Assim ocorre com qualquer outra irregularidade, se caso for encontrada em outra marca”, explica.

Nesta terça-feira (16), o Ipem analisa mais 203 unidades de 10 marcas diferentes. A “Operação Chocolate” ocorre até as 15h e durante a fiscalização, que é agendada com pelo menos uma semana de antecedência, a empresa é convidada a acompanhar a pesagem.