O América venceu o Osvaldo Cruz por 3 a 2, na manhã deste domingo, jogando no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, pela última rodada do Campeonato Paulista da Série A2 e mandou de vez o Azulão direto à Série A3 de 2011.
Com a vitória, o América garantiu a 11ª colocação na tabela com 28 pontos e deve disputar a Copa Paulista. Já o Osvaldo Cruz permaneceu na 17ª posição com 17 pontos, sendo o quarto a ser rebaixado, junto com Taquaritinga, Flamengo e Grêmio Osasco.
A confirmação do rebaixamento aconteceu com a vitória do Guarani por 3 a 0 diante do Catanduvense, em jogo realizado no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Mesmo se tivesse vencido, o Azulão cairia.
Primeiro tempo com gols e desmotivação
A etapa inicial foi marcada pelos dois gols do time do América. Primeiro com Cortez, aos quatro minutos, depois com Wellington, aos vinte e três minutos. De resto, o que se viu dos dois times foi desmotivação em campo.
O América estava desmotivado porque não podia mais alcançar o G8 e sonhar com um possível acesso a primeira divisão do Campeonato Paulista. Já os jogadores do Osvaldo Cruz, desde a derrota para o são Bernardo, em casa, já estavam cabisbaixos, demonstrando nenhuma confiança na permanência na Série A2.
Confirmação do rebaixamento
Com o início do segundo tempo veio a confirmação do rebaixamento do Osvaldo Cruz. O time até que melhorou em campo com as substituições realizadas pelo técnico Candinho Farias, mas não foram suficientes para uma alteração no resultado final.
O América ampliou o placar aos 31 minutos do segundo tempo, com boa cobrança de falta de Wellington. Bruno Andrade, aos quarenta e seis minutos, cobrou pênalti e fez o segundo do Osvaldo Cruz. O resultado no placar de 3 a 2, mesmo com cinco gols, não demonstrou a realidade do jogo, que foi festival de desânimo em campo.