Depois de um verão atípico, com temperaturas acima da média e chuvaradas, o paulistano pode, enfim, respirar aliviado. Pelo menos é o que garantem os meteorologistas: o outono, que começa oficialmente às 14h32 de hoje, deve ser bem normal.
“A tendência é que as temperaturas abaixem, principalmente à noite. Vai ficar mais confortável para dormir”, afirma a meteorologista Neide Oliveira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Para o paulistano, entretanto, ainda há riscos de enchente até o início de abril, porque podem ocorrer pancadas fortes de chuva.”
De acordo com o Inmet, o clima deste outono não deve fugir muito das médias históricas da estação – março: 27ºC e 186 mm; abril: 25ºC e 78mm; e maio: 23ºC e 66mm. “Talvez com números ligeiramente acima”, diz Neide, atribuindo a pequena variação ainda aos efeitos do El Niño – fenômeno responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que causou o “verão doido” que acaba hoje. “Ainda sofremos as consequências”, comenta a meteorologista.