O Procon de Presidente Prudente terá uma nova unidade de atendimento ao público. O serviço beneficiará diretamente os bairros adjacentes ao campus 2, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), local em que será instalado o núcleo. A novidade é fruto de uma parceria entre o órgão e a instituição de ensino superior para dinamizar o atendimento no município, além de capacitar alunos ingressantes na faculdade de direito.
“Nosso objetivo é dar mais informações aos consumidores sobre seus direitos,” afirma a diretora do Procon em Prudente, Ana Paula Setti. De acordo com ela, as pessoas que procurarem o núcleo terão o mesmo serviço prestado na sede, no centro da cidade. Entretanto, “fica restrito apenas às audiências.”
A organização do atendimento às reclamações será realizada pelo Núcleo da Prática Jurídica (NPJ) da universidade. Conforme seu coordenador, Sérgio Ronchi, aproximadamente 40 alunos do 4ª ao 9º termo de direito trabalharão no local. Atividade que, de acordo com ele, dará muita experiência aos estudantes.
“Os serviços serão supervisionados por advogados e professores, para que sejam realizados dentro da lei e, além de auxiliar nos atendimentos à população, funcionará como uma oportunidade para que os alunos possam ter na prática os conhecimentos teóricos da profissão”, ressalta Ronchi.
Esta parceira surgiu de iniciativa do Procon com todas as faculdades de direito da cidade. Segundo Ana Paula Setti, as Faculdades Toledo e a Uniesp também foram convidadas para participarem do projeto. No entanto, até o momento, apenas a Unoeste firmou o convênio.
“Podemos criar ainda mais dois novos pontos de atendimento do Procon em Prudente. As outras faculdades de direito já demonstraram interesse ao projeto, mas ainda não acertamos nada,” comenta diretora órgão.
Capacitação e atendimento
Na quarta-feira (17), os alunos que participarão do projeto terão uma capacitação na sede do Procon. O horário de atendimento no campus 2 da Unoeste será de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.