A Petrobras registrou recorde na venda gás natural, com a comercialização de 6,87 milhões de metros cúbicos por dia, no primeiro leilão do produto este ano. O deságio médio registrado foi de 47% em relação aos preços dos contratos de longo prazo.

Neste décimo leilão eletrônico, realizado na última segunda-feira (15), a Petrobras conseguiu vender o maior volume entre todos os leilões de gás natural já realizados pela companhia desde maio de 2009. Foram ofertados 22 milhões de metros cúbicos por dia por um prazo de seis meses e início de entrega em 1º de abril.

O leilão dá continuidade à estratégia da empresa, iniciada em 2009, para o desenvolvimento do mercado secundário de gás natural. Segundo as informações divulgadas na noite de ontem (16) pela companhia, as vendas foram realizadas em submercados definidos a partir das características logísticas de cada região, tendo como novidade a interligação gasífera das regiões Sudeste e Nordeste por meio do Gasene – gasoduto da integração, com inauguração prevista para a próxima semana e operação para abril.

A estatal explicou que a criação do mercado secundário de gás natural no Brasil foi possível devido aos investimentos realizados para aumentar a produção nacional de gás natural; diversificar as fontes de suprimento e da ampliação da infraestrutura de transporte (gasodutos, estações e sistemas de compressão).