O resgate e a difusão da música raiz constituem na proposta básica de um novo projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que é a criação da Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente. No dia 9 de março serão recebidas as inscrições dos interessados, no Centro Cultural Matarazzo. No dia seguinte acontecerá a audição para seleção entre os inscritos, no auditório Sebastião Jorge Chammé.

A partir de 17 de março ocorrem os ensaios todas as quartas-feiras, sempre às 20h, na Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes. Em junho, terá início o programa de apresentações em vários locais da cidade.

O projeto é de iniciativa do secretário de Cultura e Turismo Fábio Nougueira e é aberto a violeiros de todas as idades. “A moda de viola caipira é uma das mais importantes manifestações artísticas do povo brasileiro. Torne-se de extrema relevância o resgate dessa arte que mantém, com integridade, seus valores e identidade cultural”, consta na justificativa do projeto.