Cerca de 3,68 milhões de pessoas deverão ser imunizadas em São Paulo contra a Influenza A (H1N1) – gripe suína a partir da próxima segunda-feira (22). Nesta segunda etapa serão vacinados gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de 2 anos, e portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos.
As gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a um ano e onze meses e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses. A segunda dose será aplicada 30 dias após a primeira.
No estado de São Paulo estarão disponíveis 3,8 mil pontos de vacinação, localizados nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. A recomendação é que as pessoas levem a caderneta de vacinação.
A Secretaria de Saúde do estado informa que a campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.
Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:
1 – Doença Respiratória Crônica (ex. doença pulmonar obstrutiva crônica, asma grave)
2 – Doença cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. cardiopatias congênitas, insuficiência cardíaca, pacientes com sequelas por febre reumatóide)
3 – Doença cerebrovascular (ex. acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)
4 – Doença neurológica (ex. paralisia cerebral, distrofia muscular)
5 – Doença hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)
6 – Doença renal crônica (ex. paciente com insuficiência renal crônica em diálise)
7 – Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida)
8 – Doença hematológica (ex. anemia falciforme)
9 – Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, câncer)
10 – Outras condições (ex. síndrome de down)