Mais de 41 milhões de telespectadores norte-americanos acompanharam a transmissão da entrega do Oscar no domingo, a maior audiência do evento em cinco anos, informou a Nielsen Media nesta segunda-feira.
A audiência média da transmissão, que levou 3,5 horas e foi feita pela rede ABC, uma unidade da Walt Disney Company, marcou o segundo ano consecutivo de aumento da audiência da festa anual da indústria cinematográfica.
Os números maiores parecem refletir os esforços dos organizadores do Oscar para fazer a cerimônia atrair mais interesse, elevando o número de filmes indicados para o Oscar de melhor filme dos cinco habituais para dez, com isso incluindo mais filmes vistos por grandes públicos.
No fim, um drama sobre a guerra do Iraque feito com orçamento pequeno e que fez sucesso principalmente em cinemas de arte, “Guerra ao Terror”, foi o grande vencedor da noite, recebendo seis estatuetas ao todo, incluindo as de melhor filme e melhor direção.
A audiência total da transmissão foi 41,3 milhões de telespectadores.
No ano passado, quando “Quem Quer Ser Um Milionário” foi coroado melhor filme, a transmissão do Oscar foi vista pela média de 36,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos, o que já foi uma melhora em relação ao recorde de baixa audiência de 2008, quando o Oscar de melhor filme foi dado ao drama criminal “Onde os Fracos Não Têm Vez” e a cerimônia foi acompanhada por apenas 32 milhões de telespectadores.