A Universidade de São Paulo (USP) oferecerá a partir do ano que vem a sua primeira graduação no âmbito do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). É a licenciatura semipresencial em Ciências, curso de graduação inédito no País, que terá 360 vagas, duração de oito semestres e será oferecido em quatros polos da USP – São Paulo, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto.

O curso capacitará profissionais para atuar na educação básica, com foco na educação científica, área em que o Brasil ainda é deficitário. O novo ensino fará uso intensivo das novas Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs), com 52% da carga horária desenvolvida por atividades a distância. Isso garante flexibilidade de horário e possibilita que quem vive longe dos grandes centros ou quem já está no mercado de trabalho – como professores em exercício – possa frequentar a graduação. É o que ocorre no curso de graduação em pedagogia semipresencial oferecido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) no âmbito do programa Univesp desde o início do ano.

A jornada total do curso será de 2.835 horas. A parte presencial será cumprida nos polos de atendimento, com periodicidade de até duas vezes por semana. A carga horária a distância corresponde a 52% do total do curso. Serão oferecidas inicialmente 360 vagas, e os estudantes estarão divididos em turmas de 90 alunos, cada uma das quais terá três orientadores de disciplinas.

As atividades presenciais e não presenciais serão subsidiadas por material impresso, articulados com as demais atividades no ambiente virtual de aprendizagem e na programação da TV Univesp, constituída sob a coordenação de professores especialistas da USP, em parceria com a Fundação Padre Anchieta.

Acesso mais fácil à educação superior

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criada pelo Decreto no 53.536, de 9 de outubro de 2008, com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas – USP, Unesp e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – e com o Centro Paula Souza. Os cursos oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos e pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização dos cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização e o aproveitamento dos alunos matriculados.