A Volkswagen, a maior montadora europeia em vendas, disse que sua principal marca de veículos de passeios voltou a registrar lucro no primeiro trimestre. A montadora reiterou ainda que parte dos principais números do grupo deve registrar um crescimento em 2010, em comparação com o ano passado. A marca Volkswagen registrou lucro operacional de € 416 milhões (US$ 551 milhões) no período, em comparação com o prejuízo operacional de € 279 milhões no mesmo trimestre do ano passado. As vendas de veículos foram conduzidas pelos modelos Tiguan e Golf, bem como as versões Jetta e Passat vendidas na China.

“Nós temos lucrado com o nítido crescimento nos mercados automotivos mundiais em comparação com o primeiro trimestre de 2009”, afirmou o diretor financeiro da Volkswagen, Hans-Dieter Poetsch, em um comunicado, acrescentando que “o custo e o plano de investimentos também contribuíram de forma significativa para os resultados”.

A montadora confirmou que a receita, o lucro operacional e as vendas de veículos devem crescer em 2010, em bases anuais.

A unidade de veículos premium Audi manteve sua posição como a maior colaboradora para os resultados do grupo, registrando um lucro operacional no primeiro trimestre de € 478 milhões, alta de 32% em relação aos € 363 milhões em igual trimestre do ano passado. O lucro foi puxado pelo aumento da demanda pelos seus modelos Q5, A4 e A6 e a forte presença da marca na China.

O lucro operacional da marca checa Skoda subiu para € 110 milhões no primeiro trimestre, de € 28 milhões, ajudado pelo aumento das vendas, pelos custos mais baixos e pelos efeitos de câmbio favoráveis.

O prejuízo na marca espanhola Seat diminuiu para 110 milhões de euros, de 145 milhões de euros, uma vez que a unidade se beneficiou de uma recuperação do seu mercado interno. A marca de lucro Bentley diminuiu seu prejuízo para € 36 milhões, de € 52 milhões no primeiro trimestre de 2009.

As divisões de veículos comerciais da montadora apresentaram um prejuízo de € 16 milhões, em comparação com o lucro operacional de € 528 no primeiro trimestre do ano passado. Os números de 2009 foram impulsionados por um lucro de € 600 milhões com as vendas de sua divisão brasileira de caminhões à MAN.

A Volkswagen informou na semana passada que seu lucro operacional mais que dobrou no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para € 848 milhões, enquanto o lucro depois de impostos subiu cerca de 95%, para € 473 milhões. A receita aumentou de € 24 bilhões para € 28,6 bilhões, de acordo com a companhia.

Na última segunda-feira, a montadora afirmou que aumentará seus investimentos na China em € 1,6 bilhão, para € 6 bilhões a fim de lançar novos veículos e construir duas fábricas adicionais no país – no mais recente sinal de que as montadoras estão mudando seu foco para mercados em crescimento da Ásia. As informações são da Dow Jones.