A Secretaria de Saúde de Adamantina, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que até agora imunizou 4.684 pessoas contra a gripe suína – influenza A (H1N1).
Já foram vacinados 505 trabalhadores da saúde, 442 crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos, 211 gestantes, 2.867 adultos entre 20 e 29 anos e 659 pacientes com doença crônica.
Nesta fase estão sendo vacinadas as gestantes, crianças com idades entre seis meses e menores de dois anos, adultos com idades entre 20 e 29 anos e pacientes portadores de doenças crônicas menores de 60 anos. Os idosos com 60 anos ou mais serão vacinados a partir de 24 de abril.
As gestantes poderão ser vacinadas até 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a um ano e onze meses e para os portadores de doenças crônicas terminará em 23 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses. A segunda dose será aplicada 30 dias após a primeira.
Em Adamantina o Centro de Saúde (ao lado da Santa Casa) está atendendo nesta semana das 7h às 20h, sendo que das 17h às 20h somente para vacinação contra a gripe A. Os PAS I, II e III atendem das 7h às 13h de segunda a sexta-feira. A recomendação é que as pessoas apresentem a caderneta de vacinação ou documento de identidade.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.
Etapas
A quarta etapa começará no dia 24 de abril e vai até 7 de maio. Nesta fase, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).
Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo serão os adultos com idades entre 30 e 39 anos.