A partir de amanhã (26) até o dia 5 de maio, os cartórios eleitorais de todo o Estado ampliarão o horário de atendimento ao público e funcionarão das 9 às 18h, inclusive no feriado de sábado (1º) e no domingo (2). O plantão tem por objetivo atender os interessados em fazer o alistamento eleitoral (1ª inscrição), pedir transferência, fazer a revisão do título de eleitor ou solicitar a 2ª via. É importante que a população fique atenta ao prazo para poder votar nas eleições deste ano.
O chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco Junior explicou que a transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou de residência. Também disse que o jovem que completar 16 anos até 3 de outubro pode votar nas eleições gerais de 2010, desde que solicite seu título até 5 de maio.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. A partir dos 18 anos, quem não solicitar o título de eleitor e não votar está sujeito a pagar multa.
Aqueles que forem solicitar o título eleitoral pela primeira vez deverão comparecer ao cartório eleitoral munidos de documento de identidade original, preferencialmente com foto, ou outro documento oficial e um comprovante de residência.
O eleitor que mudou para outro município deve solicitar a transferência no cartório eleitoral ao qual pertence o seu novo endereço, apresentando documento de identidade original, título de eleitor e comprovante de residência. Também devem comparecer ao cartório eleitoral as pessoas que tiveram o título cancelado, para regularização.
No caso de transferência e revisão do título, os eleitores podem pagar multa de R$ 3,50 para cada turno em que deixaram de votar.
TUPI PAULISTA – A chefe do Cartório Eleitoral de Tupi Paulista, Hélia Miyagaki informou que o movimento deve aumentar bastante nesta semana. Ela disse que os eleitores devem apresentar documento de identidade, título de eleitor e comprovante de residência (originais e cópia). Também lembrou que as pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez devem apresentar o certificado de alistamento militar. O cartório também atenderá no horário de plantão, das 9 às 18h, também no sábado (1º) e domingo (2).