O curso de Arte da Unifadra vem trabalhando para que um projeto de extensão, solidário e sustentável, seja implantado ainda no primeiro semestre deste ano. Professores e alunos do estão empenhados em criar um laboratório para desenvolver produtos experimentais que envolvam matérias-primas naturais, como fibras de bananeira, cana-de-açúcar, sementes, palhas de milho, entre outros, e descartes de produtos industrializados, como retalhos de tecidos, sobras de MDF e EVA, materiais eletrônicos descartáveis e até mesmo materiais provenientes de coleta seletiva de lixo, entre outros.

Dentre os objetivos do projeto estão os de desenvolver novos produtos advindos desses materiais, contribuir para o meio ambiente e, principalmente, contribuir para a formação dos próprios alunos do curso, tanto profissional, como humanitariamente, pois produtos serão confeccionados e, através de doações, poderão ser encaminhados para projetos de assistência social da cidade.

O incentivo a esse trabalho veio através do conhecimento de um Projeto de Extensão da Unesp de Bauru denominado Laboratório da Solidariedade, ou LabSol, como é mais conhecido. O projeto teve início em 2007, com a ideia de promover ações conjuntas entre o design e o artesanato, este como patrimônio cultural.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do LabSol, pode fazê-lo através do site www.labsol.com.br