Em média, 41% do mundo consideram o Brasil como uma influência positiva, enquanto 23% consideram a influência do país negativa, indica uma pesquisa realizada pela agência de notícias BBC e pelo instituto GlobeScan/PIPA divulgada nesta segunda-feira, 19.

A avaliação positiva do País caiu quatro pontos percentuais (de 45% para 41%), mas a negativa permaneceu no mesmo patamar (23%), segundo as opiniões consultadas nos 22 países que também participaram da enquete em 2009, . O levantamento foi realizado entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano.

Os responsáveis pelo estudo pediram aos entrevistados que respondessem se consideram a influência de 17 países do mundo, entre eles o Brasil, positiva ou negativa. A pesquisa vem sendo realizada anualmente pela BBC desde 2005.

A imagem do Brasil foi vista com altamente positiva pelos entrevistados brasileiros (84%) e chilenos (77%). No México, 59% dos entrevistados veem o Brasil como uma influência positiva. Na América Central, o índice é de 55%.

Na Ásia, a imagem do País também teve altos índices de avaliação positiva. Na China, 55% avaliaram o Brasil dessa forma, enquanto na Coreia do Sul o índice foi de 51%. Também avaliaram o Brasil como positivo 47% dos filipinos e 44% dos tailandeses.

A imagem positiva do Brasil também aumentou entre os países europeus. No Reino Unido, as percepções negativas caíram 15 pontos percentuais (agora em 20%) e os britânicos agora tendem a ver o país de forma positiva (35%), enquanto antes se encontravam divididos. Em Portugal, 51% dos entrevistados também veem o Brasil como influência positiva.

A atitude dos alemães mudou de negativa para dividida, depois que o número de entrevistados que consideram o Brasil uma influência positiva aumentou em seis pontos percentuais. Na França, a atitude positiva aumentou oito pontos percentuais, para 50%.

Piora

Mas a imagem do Brasil piorou entre os entrevistados da Índia e do Egito. No Egito, a avaliação positiva caiu 15 pontos percentuais, chegando a apenas 18% dos entrevistados. O país com a menor índice de avaliação positiva do Brasil foi o Paquistão, com apenas 13%.

Os entrevistados da Índia deixaram de avaliar o país favoravelmente, e agora se apresentam divididos, com a imagem negativa aumentando oito pontos percentuais (atualmente em 23%).

A imagem positiva do Brasil também caiu na China (de 65% para 55%), Gana (de 50% para 41%), Itália (de 49% para 40%), Canadá (de 46% para 38%) e Nigéria (de 47% para 38%).

A Alemanha é o país considerado como o de maior influência positiva no mundo (em média, 59% dos entrevistados avaliaram o país favoravelmente), e o Irã é o país visto como o menos positivo – apenas 15% dos entrevistados, contra 56% que o veem de forma negativa.

No Brasil, apenas 6% dos entrevistados consideraram o Irã uma influência positiva, contra 80% que o consideram uma influência negativa.