O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Nelson Roberto Bugalho, está oficialmente afastado do Ministério Público Estadual (MPE) e liberado para concorrer a deputado federal nas eleições de outubro. O despacho foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DEO) desta quinta-feira (1º) pelo procurador-geral de Justiça Fernando Grella Vieria. Bugalho anuncia sua candidatura numa coletiva de imprensa na próxima segunda-feira (5), em Presidente Prudente.

Conforme informa o despacho, a partir dessa sexta-feira (2), Nelson Bugalho não responderá mais pela promotoria do Meio Ambiente. Seu substituto deve ser o promotor de Justiça em Mirante do Paranapanema e membro do Grupo de Atuação Especial de Meio Ambiente (GAEMA) do Pontal, Marcos Akira, que provavelmente também será anunciado na segunda.

De acordo com a publicação no DOE, o afastamento para concorrer às eleições será “sem prejuízo dos vencimentos e das demais vantagens de seu cargo” de promotor de Justiça.

Em entrevista à reportagem, Bugalho confirmou que está filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). No entanto, diz que se manifestará sobre sua candidatura e seu substituto somente no encontro da próxima semana.

“Existem questões que ainda preciso me situar. Por isso, estou estudando todos os quesitos para anunciar na segunda. Bem como, os assuntos sobre alguns processos que ainda estão em tramitação e outros trabalhos realizados em municípios da região.”

Na última segunda-feira (29), o Portal publicou que o promotor de Justiça do Meio Ambiente protocolou seu pedido de afastamento do MPE na Procuradoria-Geral de Justiça em São Paulo.