O município inaugurou na noite de terça-feira, a unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), espaço destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica as famílias e indivíduos, e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. A solenidade teve a presença de autoridades políticas locais e da região.

Em sua fala, Rejane Sanches de Menezes, diretora da Drads-Dracena (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), disse que nos 22 municípios da Alta Paulista, apenas sete municípios têm implantado o Centro. Alguns já funcionam há anos com vários trabalhos com as famílias, experiência que segundo a diretora tem dado certo.

Os municípios que contam com o CRAS, são: Osvaldo Cruz; Adamantina; Dracena; Flora Rica; Tupi Paulista; Santa Mercedes e Junqueirópolis, este último município a casa onde abrigará a unidade, encontra-se em fase de adaptação e concurso para contratação da equipe técnica.

“Para implantar um CRAS é uma luta difícil, mas um município pequeno como Santa Mercedes que conta com um orçamento pequeno teve que se adequar conforme os parâmetros de implantação exigidos pelas normas. Não é fácil chegar onde eles estão hoje, porém foi a conquista de uma luta eficiente e eficaz, agora resta iniciar o trabalho com as famílias e torcer para que atinjam os objetivos neste trabalho de proteção, promoção e desenvolvimento da comunidade”, afirmou a diretora.

Rodrigo Eduardo Theodoro, prefeito de Santa Mercedes destacou em seu discurso que o CRAS será o veículo mediador entre a rede de serviços e a necessidade da população. “Será o equipamento que identificará potenciais e não apenas as fragilidades dos indivíduos”, concluiu.

Francisca Delfino de Souza Machado é a nova gestora municipal de Assistência Social do município.