Quando o grande imperador romano, Júlio César, foi assassinado num complô para ter a vantagem do poder. Seu filho de criação, Brutus, também participou da chacina e o imperador ao vê-lo, disse a famosa frase: Até tu Brutus, filho meu! Daí, concluímos que como já dizia o famoso filósofo Gerson: o Ser Humano gosta de levar vantagem em tudo.

Quando nasce, ainda com aquela cara de joelho, todas as visitas o acham parecido com o pai ou com a mãe. “Que lindinho, nossa! É a cara do pai!” Mas, se parecer com o vizinho, ninguém diz nada, não é vantagem.

Já nos primeiros meses começa a comer bem, ficar gordinho, cheio de dobrinhas e todos o acham lindo, forte, robusto. A vantagem é ser gordo. Passados alguns meses a vantagem é começar a andar cedo e falar logo. Os pais acham o filho cheio de vantagens: sadio, forte, esperto, sabido.

Começa ir para a escola e já se destaca por seus conhecimentos iniciais e esperteza, está cheio de vantagens. Já ser gordinho não é mais vantagem; passa a ser referência: “Aquele ali, perto do gordinho”.

Na adolescência começa a se destacar nas academias, se enche de anabolizantes e aparece vigoroso, dá orgulho para o pai. É vantagem ser grande e forte. Já as meninas é melhor que sejam finas, magras e compridas; para serem modelos. Aí sim, é vantagem. Agora, com a obesidade crescente, a vantagem é ter uma boa dieta de emagrecimento sempre à mão, coisa que todas as revistas exploram, como uma grande vantagem.

Partem para a escolha de uma profissão e a vantagem é optar logo e saber o que se quer na vida. Embora a maioria nunca consiga isso.

Começa a namorar e se o menino for pegador, um garanhão, os pais enchem o peito para elogiá-lo. Já para a menina “pegadora”, não há vantagem e não recebe elogios.

Optar por uma carreira, através de uma faculdade, um concurso ou um emprego, aí a vantagem é ganhar bem; estar bem não interessa muito.

Surgem os namoros e ambos os sexos procuram o melhor partido, seja social, financeiro ou estético e tudo parece se encaminhar para a vantagem final: casamento.

Casam-se, o que é uma grande vantagem. Festas, presentes, roupas bonitas, mas, se não der certo, descasam para solucionarem o erro. Aí surge uma nova oportunidade de obter vantagens.

Alguns enveredam pelo caminho da bandidagem e, neste caso, a vantagem e ter uma grande quadrilha, dar grandes golpes e, se for preso, a vantagem é manter o seu celular ligado para dar golpes mesmo de dentro da prisão. Já a mulher de bandido, a vantagem e ter uma genitália que comporte pelo menos uns 3 celulares.

Já com uma vida estabilizada, montam algum negócio para ganhar dinheiro e se sacrificam pelos filhos, que não é vantagem, pois nunca são reconhecidos. Porém, a vantagem é tratar bem seus filhos, pois serão eles que irão escolher sua “casa de repouso”.

Se montarem qualquer tipo de comércio, a vantagem é aparecer pomposamente no jornal ostentando nobre diploma de pesquisa, todos os anos, não importando o custo.

À meia idade, tentam aparecer na mídia com uma boa posição social, e já pensam em uma candidatura: Prefeito, Vereador, Deputado, gastando enormes quantias, mas a vantagem é só aparecer como destaque em festinhas, pois herdam realmente muitos problemas: ruas esburacadas, cachorros vadios, sujeira geral e problemas de assistência de saúde.

O tempo passou e agora com uma “certa” idade, a vantagem é terceirizar a idade e ter regalias como estacionamentos reservados, filas especiais em bancos e desconto no imposto de renda. Quando mais velhos, a vantagem é quando dizem: “Nossa, ainda está lúcido! O senhor só tem essa idade, não está escondendo nada, hein?”.

Depois de morto a vantagem é ser nome de rua ou praça, para alguns. Já para a maioria resta apenas o recebimento das cartinhas pesarosas enviadas à espiritualidade através de jornais. E ponto final nas vantagens.

 Morador de Dracena. (aj.netto@uol.com.br).