O Comitê Organizador Local da Copa-2014 enviou nesta quarta-feira um documento ao comitê paulista informando que o projeto do Morumbi foi aprovado pela Fifa. Segundo o texto, assinado pelo presidente do COL e da CBF, Ricardo Teixeira, o “projeto está em consonância com as exigências da entidade e apto para receber as semifinais”.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o São Paulo terá agora de provar à Fifa que tem condições financeiras de realizar as obras previstas no projeto. O COL informou que os paulistas têm 30 dias para apresentar as garantias. De qualquer forma, foi a maior vitória obtida pelo Morumbi até agora. Um mês atrás, Teixeira disse que as mudanças no projeto eram “paliativas”.

Após o envio da nova versão do Morumbi em 15 de abril e a vistoria da Fifa na semana passada, o dirigente parece ter mudado de ideia. O documento encerra a especulação de que o estádio são-paulino seria excluído da Copa do Mundo de 2014. No documento, o COL informa que a Fifa pede alguns ajustes no projeto e que ainda poderá fazer novas exigências.

O custo estimado para ajustar o Morumbi é de R$ 400 milhões. Um dos problemas tem sido a dificuldade dos estádios particulares da Copa-14 em acertar o empréstimo com o BNDES. Os clubes querem tomar o dinheiro disponibilizado pelo banco estatal, mas exigem condições melhores para pagar.

O São Paulo diz que terá dinheiro para as obras. “Não seríamos irresponsáveis de fazer um projeto se não pudéssemos bancá-lo”, afirma o diretor de marketing Adalberto Baptista. O dirigente diz que o Morumbi está lançando 16 novos camarotes e que as receitas com shows no estádio ficaram 80% acima do que o clube imaginava para este ano.