A cada seis meses, os beneficiários do programa Bolsa Família devem comparecer à unidade básica de saúde mais próxima para fazer o acompanhamento na área da saúde. Esta é uma das condicionalidades que precisam ser cumpridas pelas famílias para garantir o recebimento do benefício do programa.
Em Dracena, cerca de 1.200 famílias devem comparecer aos postos de saúde para o acompanhamento. A nutricionista Flávia Rugai Santos, coordenadora do Bolsa Família na área da saúde, informou que é feita a verificação da carteira de vacinação, do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, pré-natal das gestantes, entre outros procedimentos.
Flávia disse que as famílias podem se dirigir a qualquer um dos postos de saúde do município para realizar o acompanhamento, lembrando de apresentar a carteira de vacinação dos filhos menores de sete anos, a carteira de gestante e o cartão do Bolsa Família. Ela comentou que faltam 820 famílias para fazer o acompanhamento e orienta que elas compareçam o quanto antes a um posto de saúde, pois assim, evitarão problemas como o bloqueio ou o cancelamento do benefício.