Nesta terça-feira, a Fifa decidiu punir o Egito pelos incidentes ocorridos na partida contra a Argélia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo-2010. Nas Eliminatórias para o Mundial-2014, a seleção egípcia mandará seus dois primeiros jogos no torneio longe do Cairo.
Segundo a entidade, os Faraós, atuais campeões africanos, devem mandar estes dois jogos a pelo menos 100 quilômetros da capital do país. Além disso, a Federação Egípcia pagará uma multa de aproximadamente US$ 88 mil.
Os incidentes ocorreram em novembro, no Cairo. Após desembarcar no Egito, a delegação argelina deixou o aeroporto em um ônibus. No caminho para o hotel, o veículo foi apedrejado por torcedores. “As janelas foram quebradas e quatro pessoas se feriram, incluindo três pessoas”, informou a Fifa em comunicado oficial.
Além disso, a entidade considerou que as medidas de segurança tomadas para o jogo no estádio Internacional do Cairo foram “insuficientes”. “Um excessivo número de espectadores teve acesso ao estádio, cujas entradas e rotas de fuga estavam obstruídas. No fim da partida, o ônibus da Argélia ficou retido por cerca de 45 minutos”, disse a Fifa na nota.
O Egito ganhou a partida por 2 a 0, forçando a realização de um jogo-extra contra os argelinos em campo neutro. No Sudão, a Argélia ganhou por 1 a 0 e assegurou sua vaga para a Copa-2010.