Cheirar bem é fundamental. Uma pessoa que usa perfume regularmente costuma “denunciar” a sua presença no ambiente em que convive. E, mais, se ela é fiel a alguma fragrância automaticamente seu nome estará ligado àquele cheiro.
Cheirar bem é sinônimo de elegância e de bom gosto; usar uma fragrância faz parte do ritual de higiene diário; existem opções mil no mercado, cabíveis em qualquer bolso.
O perfume acompanha a humanidade já faz muito tempo, mas houve épocas em que perfume era coisa para reis, rainhas e pessoas mais abastadas.
Contam alguns historiadores que o primeiro perfume, na forma como o conhecemos, foi criado em meados de 1370 especialmente para a então Rainha da Hungria. A gentil senhora tinha 72 anos de idade e o efeito da fragrância foi tão devastador que ela foi pedida em casamento por um rei 30 anos mais novo. Enfim, dá para se ter uma idéia da importância de se exalar um bom cheirinho.
Existem perfumes para todos os gostos e embora tenha no mundo uma incontável flora odorífera, pouco mais de dez espécies são utilizadas na preparação de essências. Algumas ganham destaque em determinados perfumes, tendo seu aroma mais marcante do que o das outras.
No entanto, as flores não são usadas somente para confeccionar perfumes. Talcos, sabonetes, xampus, cremes hidratantes também são enriquecidos com as propriedades cosméticas do jasmim, da rosa, da lavanda etc etc.
Além de emprestarem o seu cheiro aos perfumes e outros produtos usados na nossa toilette do dia-a-dia, algumas flores e plantas exercem um efeito relaxante no corpo e promovem um verdadeiro “tratamento” para a nossa alma.
Cabe abrir parênteses e explicar que o perfume costuma “finalizar a produção”, mas não se pode esquecer que um desodorante também é muito importante para garantir o controle da transpiração.
Voltando à questão dos bons cheiros, nada mais refrescante e envolvente do que um banho. Conheça alguns ingredientes que transformarão um ato tão corriqueiro num verdadeiro ritual de saúde e beleza.
A angélica contém óleos essenciais anti-sépticos e refrescantes que ativam a circulação; melissa é calmante, anti-séptico e adstringente; a lavanda é refrescante e relaxante; o alecrim também tem efeito relaxante; a flor de laranjeira tem ação adstringente, anti-inflamatória e bactericida; a orquídea contém óleos finíssimos e é altamente amaciante e hidratante.
Que tal um banho de estrela? É mais fácil do que você imagina.
Primeiro, aplique um coquetel de frutas (daqueles que você compra pronto) nos cabelos. Enrole-os numa toalha úmida e deixe-os assim até o final do banho.
Encha a pia do banheiro com água quente e coloque flores de laranjeira. Deixe o vapor penetrar no rosto. Essa flor ajuda a fechar os poros e refrescar a pele. Fique assim durante aproximadamente 5 minutos.
Encha a banheira com água quente. Jogue uma mistura de flores de camomila, hamamélis e pétalas de rosa. Nos olhos coloque compressas de algodão embebido em chá de camomila frio. Entre na banheira e relaxe. Após algum tempo, massageie suavemente a pele do corpo com uma bucha vegetal. Depois do banho, aplique o seu creme hidratante preferido por todo o corpo. Se não tiver banheira, use óleo de banho e aplique-os diretamente sobre o corpo.
Importante: adquira os produtos em casas especializadas e cuja qualidade é comprovada.