A Secretaria de Saúde de Presidente Prudente, através da Vigilância Epidemiológica (VEM), divulgou na tarde desta segunda-feira (3), nova parcial sobre a dengue no município. Na última semana, resultados emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz confirmaram 15 novos casos autóctones. Com isso, subiu para 188 os registros de dengue na cidade.
Até a última segunda-feira (26/04), eram 173 as confirmações. De acordo com a educadora de Saúde da VEM Elaine Bertacco, atualmente existem aproximadamente 60 casos aguardando resultados. Para ela, o fato do município ter registrado 15 casos em uma semana, “pode parecer pouco, mas não é”. “Já ultrapassamos o total de casos registrado em 2007, quando 173 casos autóctones foram confirmados. Só não ultrapassamos o total de registros contabilizados em 2006, quando houveram 254 casos autóctones e a última morte por dengue hemorrágica no município”, lembra. Ainda de acordo com ela, os novos números preocupam, porque apesar de abril já ter terminado, existem notificações referentes ao mês que ainda não foram fechadas.
Por conta da situação e na tentativa de impedir que esse número se eleve, a pasta de Saúde instituiu em abril força-tarefa que permite auxílio de força policial em casos de moradores que impedem a entrada dos agentes de endemias nas casas. Além disso, destaca Bertacco, o município também tem priorizado ações preventivas nos bairros, como trabalhos de bloqueios, controle de criadouros e pulverização com inseticida em pontos estratégicos e imóveis especiais.