As vendas de computadores pessoais no mercado brasileiro entre janeiro e março somaram 2,89 milhões de unidades, um aumento de 23% em relação a igual período do ano anterior, afirma levantamento encomendado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

De acordo com o estudo realizado pela consultoria IT Data, o aumento foi puxado principalmente pela alta de 17% no segmento corporativo, que apurou vendas 17% maiores, ou 1,154 milhão de computadores.

Para o ano, a Abinee prevê vendas de 14 milhões de PCs, uma alta de 17% contra 2009. Já para 2011, a expectativa é de crescimento de 12,85%, para 15,8 milhões de máquinas.

Havia, no ano passado, a expectativa de que os desktops perdessem participação para os notebooks no mercado total de PCs. Porém, em função da preferência do mercado corporativo pelos desktops, a comercialização dos produtos fechará 2010 praticamente em igualdade: 7,05 milhões de computadores de mesa contra 6,95 milhões de portáteis.

Do total comercializado no primeiro trimestre, 1,536 milhão foram de modelos desktop, com os notebooks/netbooks registrando 1,362 milhões de unidades, um crescimento de 70% ante o ano anterior.