O vice-presidente da República, José Alencar, disse hoje que todos devem condenar ações de violência, como o ataque militar israelense contra uma equipe que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O incidente, ocorrido ontem, terminou com nove ativistas mortos.
“Você sabe que houve repercussão muito grande desse acontecimento no mundo inteiro. Aquela região é muito conturbada, difícil. Temos que condenar ações desse tipo, mas temos que compreender que é preciso que essas coisas venham à tona, que as verdades venham à tona”, disse Alencar. “Hoje, essa condenação do mundo todo em relação à violência pode levar alguma contribuição aos conflitos do Oriente Médio, de que é através do diálogo que se resolvem as coisas.”
Alencar também defendeu a posição do Brasil no diálogo entre a comunidade internacional e o Irã sobre o plano nuclear naquele país. “A posição do Brasil não tem como ser condenada porque o que o Brasil quer é o diálogo. As pessoas falam que o Brasil ficou isolado. Isolado porque, porque defende o diálogo? Porque defende a paz? Isso é o que nós desejamos”, disse o vice-presidente.