A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, através da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), prorrogou pela segunda vez a campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida com paralisia infantil.
Conforme a coordenadora do departamento Vânia Maria Alves Silva, pais que têm filhos menores de cinco anos de idade e que ainda não tomaram as gotinhas, podem procurar os postos de vacinação até a quarta-feira da próxima semana (23/06).
A meta do município é atender a recomendação do Ministério da Saúde e imunizar nesta primeira fase pelo menos 97% da população inclusa nessa faixa etária.

O último balanço divulgado pela pasta e fechado na manhã desta quinta-feira (17), mostra que 11.902 dos 13.758 pequenos menores de cinco anos estimados mo município, foram imunizados. A quantidade representa 86,5% do público-alvo. “Esperamos atingir os 95% até a próxima quarta-feira. Para isso, até lá, os pais precisam se dirigir a uma das 20 Unidades Básicas de Saúde do município. Elas funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h”, orienta. Ainda de acordo com Silva, é recomendável que os pais levem a caderneta de vacinação. “Aquelas crianças que tiveram com vacinas atrasadas, os profissionais de saúde poderão vaciná-las e colocar em dia, já que outras também são oferecidas”, diz, se referindo as vacinas de Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra a hepatite.

Na campanha de sábado (12), que aconteceu em sábado, 79,68% dos 13.758 pequenos inclusos na faixa etária, isto é, 10.963 crianças, foram imunizadas em único dia. De segunda-feira até ontem, 939 crianças foram imunizadas, atingindo a taxa de 86,5% de população vacinada.